Taninos

Os taninos são um dos principais constituintes do vinho. Em particular vinhos tintos, obtidos por maceração das cascas de uva que os contêm em grandes quantidades.
Estes tipos de taninos são endógenos, pois são originários das uvas e seus componentes (sementes e caules). Cada variedade de uva tem seu próprio perfil tânico, que pode ser apreciado em termos quantitativos e sensoriais.
Taninos são compostos de fenol (álcoois aromáticos) com estruturas químicas muito complexas e pesos moleculares entre 500 e 3.000 Dalton.
Eles estão comumente presentes no reino vegetal, como em: café, chá (especialmente chá verde), cacau, alcaçuz, alcachofras, caquis, morangos, nozes, amendoim, amêndoas, castanhas, feijões e uvas (obviamente).
Os taninos são produtos naturais de origem botânica, utilizados em enologia para reforçar a ação natural dos taninos presentes no vinho (endógeno).

ESTABILIZANTES

FILTRAÇÃO

NUTRIENTES

BACTÉRIAS

CLARIFICANTES

ENZIMAS

LEVEDURAS

MANOPROTEÍNAS

TANOARIA

TANINOS

PRODUTOS ENOLÓGICOS DE MADEIRA

PRODUTOS DE
HIGIENE

EQUIPAMENTO

Tan’AFV Blanc

 O TAN´AFV BLANC é um tanino branco de noz de galha especificamente formulado para uso em uvas com podridão (por exemplo, Botrytis). Ajuda a proteger o mosto da oxidação, agindo como um antioxidante e inibindo a atividade da lacase. 

Em uvas sadias, o TAN´AFV BLANC é um antioxidante eficaz quando usado com SO2. Em variedades ricas em proteínas, como Sauvignon Blanc, o TAN´AFV BLANC pode ajudar a estabilizar as proteínas. O TAN´AFV BLANC pode contribuir com notas de mineralidade em alguns vinhos

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV CHERRY

O TAN´AFV CHERRY é um tanino refinado (tanino condensado) extraído de madeira de cerejeira. É um produto preferencialmente utilizado em vinhos tintos e rosés. Pode ser usado durante a fermentação alcoólica bem como durante o processo de micro-oxigenação (podendo ser usado até um mês antes do engarrafamento). 

TAN´AFV CHERRY é recomendado para aumentar a estrutura e complexidade nos vinhos. Integra-se perfeitamente no perfil aromático do vinho sem se sobrepor ou mascarar aromas. Quando usado após a fermentação, permite a criação de um potencial redox ideal para libertar ésteres e terpenos destacando-se notas a frutos vermelhos.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV CITRUS

O TAN´AFV CITRUS é uma mistura de taninos condensados extraídos de madeira de citrinos e taninos gálicos. O seu uso no curso da fermentação alcoólica e em combinação com leveduras com uma atividade marcada β-glicosidase (como Alchemy II, VIN 2000, NT116 e VIN 13), permite o desenvolvimento de um potencial aromático melhorado. Os vinhos resultantes podem apresentar aromas mais intensos de limão, toranja, maçã e flores brancas, que complementam outros aromas varietais e os produzidos durante a fermentação. TAN´AFV CITRUS também protege o mosto e o vinho da oxidação.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV CT

O TAN´AFV CT é um tanino 100% elágico (tanino hidrolisado) extraído de madeira de castanho (Castanea Sativa). É um produto preferencialmente utilizado em vinhos brancos, tintos e rosé. É usado no esmagamento, maceração e fermentação alcoólica de vinhos tintos normais ou espumantes. 

Os taninos elágicos presentes no TAN´AFV CT têm a capacidade de captar rapidamente o O2 dissolvido o que permite proteger os vinhos de oxidações, aumentando a eficácia do SO2. 

TAN´AFV CT por ser fortemente oxidável consegue evitar a formação de radicais livres, preservando assim o vinho de oxidações estabilizando a cor. Favorece as ligações tanino-antocianinas, contribuindo para uma maior estabilidade corante dos vinhos tintos.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV LIQ

O TAN´AFV LIQ é uma mistura de tanino prodelfinidínico (tanino condensado) extraído de madeiras exóticas e tanino elágico (tanino hidrolisado) extraído de madeira de castanheiro. É um produto preferencialmente utilizado em vinhos tintos, sendo usado no esmagamento das uvas e durante a fermentação alcoólica. 

TAN´AFV LIQ é recomendado para melhorar a estrutura e a estabilização da cor bem como melhorar o perfil dos vinhos, reduzindo a sua adstringência (uvas com má maturação). Também pode ser utilizado em uvas com Botrytis, visto que inativa as enzimas de oxidação (lacase e tirosinase). Quando aplicado no início da fermentação protege as antocianinas da oxidação e preserva os taninos nobres, precipitando assim as proteínas instáveis.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV BLANC SOFT

 O TAN´AFV Blanc Soft, derivado da noz de galha, é semelhante ao TAN´AFV Blanc na aplicação, mas os vinhos feitos com ela também são caracterizados por suavidade e sensação na boca melhorada. Vinhos brancos e rosés feitos com o TAN´AFV Blanc Soft têm textura aprimorada com uma perceção de doçura no paladar. Mesmo dosagens relativamente pequenas podem contribuir para a mineralidade nos vinhos. Melhorias semelhantes podem ser vistas nos vinhos de frutas e hidromel.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV Q

TAN´AFV Q é um tanino elágico (tanino hidrolisado) extraído de madeira de carvalho francês de tosta ligeira. É um produto preferencialmente utilizado em vinhos brancos, tintos e rosé. É usado na fermentação alcoólica e durante o estágio. Rico em taninos elágicos, tem a capacidade de captar rapidamente o O2 dissolvido o que permite proteger os vinhos de oxidações, exercendo uma ação protetora aos precursores aromáticos. 

TAN´AFV Q permite otimizar a complexidade e persistência aromática ajudando a reduzir a sensação de adstringência e amargor harmonizando o vinho durante o estágio.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV SR COLOR

O TAN´AFV SR COLOR é um tanino prodelfinidínico (tanino condensado) extraído de madeiras exóticas (Schinopsis Lorentzii). É um produto preferencialmente utilizado em vinhos tintos, sendo usado no esmagamento das uvas e durante a fermentação alcoólica. 

TAN´AFV SR COLOR é recomendado para melhorar a estrutura e a estabilização da cor bem como melhorar o perfil dos vinhos reduzindo a sua adstringência (uvas com má maturação). Também pode ser utilizado em uvas com Botrytis, visto que inativa as enzimas de oxidação (lacase e tirosinase). Quando aplicado no início da fermentação protege as antocianinas da oxidação e preserva os taninos nobres, precipitando assim as proteínas instáveis.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV SR EXTRA COLOR

O TAN´AFV SR EXTRA COLOR é um tanino prodelfinidínico refinado (tanino condensado) extraído de madeiras exóticas (Schinopsis Lorentzii). É um produto preferencialmente utilizado em vinhos tintos. Pode ser usado no esmagamento, durante a fermentação alcoólica bem como agente de afinamento. 

TAN´AFV SR EXTRA COLOR é recomendado para reduzir as notas amargas e herbáceas ao longo do tempo e para melhorar o perfil polifenólico do vinho em combinação com os taninos da uva. Quando aplicado no início da fermentação vai proteger as antocianinas da oxidação e preservar os taninos nobres, precipitando assim as proteínas instáveis.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV SR GRANULÉ COLOR

O TAN´AFV SR GRANULÉ COLOR é uma mistura de tanino prodelfinidínico (tanino condensado) extraído de madeiras exóticas e tanino elágico (tanino hidrolisado), extraído de madeira de castanheiro. Devido a ser composto de uma mistura, apresenta grande reatividade frente às proteínas (devido as proantocianidinas) e um importante poder antioxidante (devido aos elagitaninos). É um produto preferencialmente utilizado em vinhos tintos, sendo usado principalmente durante a fermentação alcoólica. 

TAN´AFV SR GRANULÉ COLOR se usado no princípio da fermentação vai proteger as antocianinas da oxidação e preservar os taninos nobres, precipitando assim as proteínas instáveis. Está particularmente adaptado aos tratamentos de vinhos tintos (em particular num ano de má maturação) pois favorece a sua clarificação e estabiliza a cor.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV SR MAX

O TAN´AFV SR MAX é um tanino condensado extraído de plantas exóticas misturadas com tanino hidrolisável. É um produto de catequina natural desenvolvido por sua capacidade superior de estabilizar a cor. A sua formulação especial dissolve-se mais facilmente do que os produtos convencionais de tanino de fermentação. Destina-se a ser usado em conjunto com TAN´AFV SR. 

Vinhos feitos com TAN´AFV SR Max tendem a ter um paladar mais suave do que os feitos apenas com TAN´AFV SR.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV T80

O TAN`AFV T80 é um tanino 100% gálico (tanino hidrolisado) extraído de Tara (Caesalpinia Spinosa) com atividade antioxidante. É um produto preferencialmente utilizado em vinhos brancos, tintos e rosé. Pode ser usado em diferentes fases da vinificação: esmagamento, fermentação, maceração, clarificação e filtração. 

TAN´AFV T80 contribui significativamente para melhorar a qualidade organolética potenciando o aroma de notas frescas a citrinos e frutos de caroço. Também é usado para reduzir significativamente o gosto amargo.

Ficha Técnica Segurança Certificados

TAN´AFV UVA

TAN´AFV UVA é um tanino proantocianidínico (tanino condensado), extraído da película da uva (Vitis vinifera). É um produto utilizado em vinhos brancos, tintos e rosados. Pode ser usado durante a vinificação e no estágio em madeira. 

TAN´AFV UVA melhora o perfil polifenólico do vinho estimulando a polimerização através da formação de complexos estáveis tanino-antocianina, responsáveis pela estabilidade corante e estrutura melhorada. Potencia a suavidade garantindo um equilíbrio organolético através da redução de notas amargas e herbáceas, exaltando o caracter frutado e floral ao longo do tempo.

Ficha Técnica Segurança Certificados

SOLUÇÕES INOVADORAS MARCADAS PELA HISTÓRIA

“Aprender com o passado para escrever o futuro”, é nesta expressão que reside a alma da Tonnellerie Marchive. Alicerçada no coração de Cognac desde 1949, a Tonnelleria Marchive assenta numa grande tradição e em décadas de colaboração com os maiores vinhos do mundo, sem cessar de se desenvolver, graças a uma oferta completa de produtos para a vinificação e o envelhecimento dos vinhos: produtos derivados, barricas e balseiros. Fiel aos valores da marca, passados de geração em geração, a Tonnellerie Marchive escuta-o atentamente e responde às suas mais elevadas exigências: paciência no envelhecimento da madeira que utilizamos, respeito pelas suas necessidades específicas e oferecendo soluções desenvolvidas à sua medida. Oferecemos a mais elevada qualidade com base nos nossos conhecimentos, empenho e paixão pela arte da tanoaria.

É graças a este saber-fazer e tradição, passados de geração em geração, que somos hoje reconhecidos mundialmente como especialistas no nosso sector por todos aqueles que nos acompanham ao longo de várias gerações.

TANINOS CONDENSADOS

Os taninos condensados têm um poder adstringente reduzido e uma alta capacidade de libertar os precursores aromáticos presentes nos vinhos. Taninos condensados são divididos em proantocianidina e profisetinidina. As proantocianidinas estão naturalmente presentes nas uvas (Vitis vinifera), que consistem em vários flavonóides que liberam antocianinas e outras moléculas insolúveis quando são tratadas com hidrólise ácida. Eles são principalmente difundidos nas peles e sementes de uva e, portanto, você pode encontrá-los em vinhos tintos. As profisetinidinas são extraídas da madeira de quebracho (Schinopsis lorentzii) e mimosa (Acacia mollissima).

UMA GAMA COMPLETA DE TANINOS
Há mais de 50 anos que os taninos são utilizados na produção de vinho.
Os taninos são importantes agentes reguladores do potencial redox e desempenham um papel ativo na estabilização da cor e no processo de envelhecimento do vinho. Os taninos para enologia são obtidos a partir de diferentes fontes botânicas, tais como: Tara (Caesalpinia spinosa) Galhadeiras (Quercus infectoria e Rhus semialata) Madeira de carvalho (Quercus robur, Quercus petraea e Quercus alba) Castanheiro (castanea sativa) Madeira Quebracho (Schinopsis lorentzii) Uvas (Vitis vinifera) Gambier (Uncaria gambier) Chá (Camellia sinensis).
Existem várias técnicas de extração para obter diferentes tipos de taninos caracterizados por diferentes estruturas moleculares, perfis de qualidade e sabor que são adequados para diversas aplicações. Nossos técnicos trabalham em conjunto com os clientes para melhorar seu processo de produção de vinhos. Os taninos podem ser usados ​​como vêm na embalagem, mas é recomendado dissolvê-los em solução de água morna (40 ° C) a uma concentração máxima de 30%. Essas soluções são estáveis ​​por pelo menos uma semana. Todos os taninos reagem com ferro e outros metais; portanto, recomenda-se evitar o contato com materiais oxidantes e usar recipientes feitos de aço inoxidável, plástico, madeira, vidro ou cerâmica.

SERVIÇOS DE FILTRAÇÃO

A versatilidade que caracteriza a A. Freitas Vilar permite a prestação de serviços de filtração não só de borras, mas também de vinho com excelentes resultados e de elevada qualidade, como os obtidos com o filtro tangencial tradicional.

ANÁLISES DE VINHOS

A. Freitas Vilar oferece serviços de análises vínicas para os nossos clientes controlarem todo o processo de vinificação, desde a uva à garrafa. Pode contar com resultados fiáveis em tempo útil, sempre com o profissionalismo e qualidade que a A. Freitas Vilar já habituou os seus clientes.

Endereço:

Complexo Industrial da Granja

Armazém C5

2625-717 Vialonga

E-mail: geral.lisboa@afreitasvilar.com
Telefone: 218681160

Laboratório em Alijó:
E-mail: laboratorio@afreitasvilar.com
Telefone: 259095809